Deus quer realmente que a igreja faça Missões?

Mensagem à Igreja Christus Gemeinde, Filderstadt, Alemanha em 03 de setembro de 2023.

Vamos navegar juntos na Bíblia sobre esse tema, pois não podemos usar apenas nossas opiniões quando pregamos as verdades de Deus. 

Eu gosto das palavras do escritor Paul Johnson quando em um de seus livros, o título de um capítulo é: O Triunfo da Palavra, o que significa que podemos ter diversas opiniões a respeito de algum tema, inclusive sobre Missões, mas a Palavra de Deus sempre prevalecerá sobre qualquer opinião, inclusive sobre as opiniões que são contrárias à obra missionária.

O versículo chave para hoje é:

Os profetas do antigo Testamento já nos apresentavam uma noção de que Deus queria salvar a humanidade.

Desde Adão, Deus comissiona a humanidade a encher a Terra, mas na Torre de Babel, eles desobedecem ao Senhor, tentando se tornar um único povo, reunido em um só lugar. Mas Deus os fez se dividirem em muitas línguas e eles tiveram que se espalhar e encher a Terra e formaram povos e nações.

O profeta Obadias pregou para o povo de Edom.

Os profetas Isaías e Jeremias também profetizaram aos povos vizinhos.

Neemias, sentiu um peso em seu coração pela cidade de Jerusalém. Ele orou, conseguiu o apoio do Rei da Pérsia, que forneceu todo o material e dinheiro, reconstruiu os muros da cidade e, junto com Esdras, iniciaram um avivamento em Israel.

O profeta Jonas tinha uma missão que não era simples: pregar arrependimento ao povo assírio em Nínive, capital do Império. 

Os assírios eram maus, um dos piores inimigos de Israel e Jonas não estava nem um pouco interessado em que eles fossem salvos.

Mas Deus, que é soberano, colocou Jonas na barriga de um peixe grande por três, dias e Jonas não pôde morrer sem cumprir a vontade de Deus, que era salvar os assírios.

Se quisermos entender a Missão de Deus, olhemos para a profecia de Isaías, que diz respeito a Jesus Cristo:

Também ordenou:

A vontade Deus para Missões vai acontecer. Jesus disse que iria acontecer. Nosso papel é obedecer, participando como podemos.

Olhe o que Jesus disse em Mateus 24:14:

2 Timóteo 1:9 diz:

Outro tema que que paralisa Missões é sustento de obreiros.

Será que precisamos realmente sustentar missionários, será que eles realmente devem receber um salário vindo de ofertas da igreja ou até diretamente de indivíduos?

Vejamos duas passagens na Bíblia:

Lucas 10:7 diz que o trabalhador é digno do seu salário, e o contexto desse versículo fala de quando os 12 apóstolos saíram para pregar e receberam tudo o que precisavam em termos de dinheiro, hospedagem, roupas, comida e bebida.

Em 1 Coríntios 9:14 diz:

Então, a Bíblia mais uma vez triunfa nessas questões.

Como acontece a Missão? 

Como acontece de uma pessoa deixar a vida comum e se tornar missionário?

Vamos ver duas passagens bíblicas e depois falarei de como aconteceu comigo e com minha esposa.

Jesus Cristo tinha preparado os 12 apóstolos. Apóstolo é uma palavra grega que quer dizer “enviado”.

Vejam o que Ele disse aos 12 e aos outros discípulos:

Está lá em Atos 1.8

Eles tinham que ser cheios do Espírito Santo primeiro, e então seriam testemunhas. 

E que testemunhas! 

Uau!

Quando receberam o Espírito Santo, no mesmo dia cerca de 3.000 pessoas se converteram e foram batizadas. E Deus ainda fez muito mais através da Igreja naqueles tempos.

Que avivamento, que impacto!

Missões é parte essencial de um avivamento, e através de Missões se produzem mais avivamentos.

A Segunda passagem bíblica está também no livro de Atos, no capítulo 13, versículos 1 a 3:

A igreja de Antioquia tinha uma equipe fenomenal, um time dos sonhos, nenhum pastor gostaria de perder obreiros tão talentosos e cheios de dons.

Mas quando o Espírito Santo ordenou que Paulo e Barnabé fossem enviados, não havia o que fazer, senão obedecer.

E a prova de que a obediência da igreja de Antioquia valeu à pena é que Paulo e Barnabé converteram a muitas pessoas, iniciaram diversas igrejas na Ásia e Europa, e Paulo ainda nos deixou suas cartas maravilhosas, que até hoje nos encorajam e edificam.

E sobre eu e minha família?

Minha esposa Waltrude começou, com a idade de 8 anos, a colar nas paredes de seu quarto, fotos de pessoas negras. 

Ainda bem jovem, ela falou para suas tias que um dia seria missionária. Se formou em Teologia, fez um treinamento missionário e por 10 anos foi missionária no país chamado Níger, na África. Lá ela trabalhou primeiro com crianças e depois num projeto de evangelismo através do ensino de artesanato para mulheres africanas.

Eu comecei a trabalhar em um departamento de Missões da minha igreja em 1998. Em 1999 entreguei minha vida nas mãos de Deus durante uma Conferência Missionária.

Um mês depois, eu recebi uma palavra profética que dizia que Deus estava colocando diante de mim uma porta e por trás dessa porta povos e línguas que eu não conhecia e eu levaria a mensagem para eles.

Eu e minha esposa nos conhecemos em 2006, casamo-nos em 2007, passamos 6 anos em Brasília, capital do Brasil. Nossos filhos nasceram e em maio de 2013 fomos para o Senegal como missionários.

No Senegal, participamos de trabalhos com meninos de rua, com estudantes surdos, com igrejas, evangelismo de crianças e alguns adultos e apoiamos até hoje um jardim de infância.

E nos últimos 4 anos vimos um grande avivamento no Senegal. 

Através de pastores locais, plantamos mais de 10 igrejas. Algumas dessas igrejas estão debaixo de árvores, ou no quintal da casa de alguém. 

Construímos uma igreja, iniciamos a construção da segunda e vimos um crescimento extraordinário em nossas igrejas senegalesas.

Saímos de apenas 10 membros em 2019 para mais de 1.000 em 2023. Centenas de pessoas foram libertas de espíritos malignos e feitiçaria e muitos foram curados de doenças pelo poder de Deus.

Nós ainda coordenamos o projeto no Senegal mesmo morando na Alemanha. Pessoas ainda estão sendo salvas, curadas e libertas.

Nossa meta é construir 10 igrejas ao todo, com pelo menos um pastor senegalês em cada um deles. 

Fiquem à vontade para participar desse movimento se sentirem no coração o desejo de participar.

Pretendemos fazer viagens missionárias ao Senegal e vocês são convidados a virem juntos e verem o que Deus está fazendo ali.

Como você pode participar da Obra Missionária?

Vejamos o que diz 1 Pedro 4:10

Quando você entende que é um mordomo do que Deus entregou em suas mãos, você coloca à disposição da obra dEle, o que você pode: 

  • Seu dinheiro.
  • Suas orações pelos povos não alcançados, pelos missionários e suas famílias.
  • Você pode trazer mais pessoas para participar desse movimento.

Isso também é parte de um avivamento.

Todos os avivamentos da História resultaram em mais missionários enviados e sustentados, mais igrejas plantadas, mais discípulos, mais pessoas sendo batizadas e mais glória para Deus em tudo isso.

E quando parecer difícil ou até impossível de se fazer a obra missionária, lembrem-se do seguinte versículo:

ou voltem para Mateus 28:20: 

Temos uma esperança de que todas essas promessas se cumprirão.

Quando alguém criticar o que você está fazendo ou disser que deveria gastar seu tempo ou dinheiro em outra coisa, use as palavras de Neemias quando respondeu a Sambalate e Tobias: 

Deixe a chama de Missões encher o seu coração. Não fique de fora do movimento de Deus na Terra. Tenha a honra e a alegria de fazer parte do que a Bíblia diz em Apocalipse 7:9,10:

O que a Igreja pode fazer como instituição e comunidade?

  • Vocês podem escolher projetos missionários para sustentar financeiramente e orar por eles.
  • Vocês podem ter momentos de Intercessão por nações específicas.
  • Vocês podem fazer viagens missionárias.
  • Vocês podem fazer Conferências trazendo preletores missionários ou missiólogos experientes.

E talvez você pergunte:

E se eu tenho sentido algo em meu coração que me diz que eu deveria ser missionário, o que devo fazer?

Procure o pastor da igreja para que ele te oriente e vocês orem juntos para que Deus confirme se é isso mesmo que você está sentindo.

Se essa for realmente a vontade de Deus, procure uma agência missionária que possa treinar você para ser um missionário eficiente.

Deixe seu pedido de oração:

  • Se você sente em seu coração que Deus quer enviar você para um trabalho que faça discípulos fora das quatro paredes da igreja;
  • Se você sabe que Deus te chamou, mas alguma coisa em sua vida está te impedindo de avançar para fazer a Obra; pode ser um pecado que lhe traz vergonha; pode ser um sentimento de inferioridade ou incapacidade;
  • Se você entendeu que está sendo negligente quanto a participar da Obra missionária e precisa de oração.

Entre em contato conosco na igreja na Alemanha: https://bdgstuttgart.wordpress.com

Publicado por Flavio Paiva Batista Harder

Missionário, Pai e marido.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.